Um novo olhar para questões antigas.
Constelação Familiar, também chamada de Constelação Sistêmica, é uma abordagem desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger após anos de trabalho e observações de famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo, buscando o ‘diagnóstico’ e solução de problemas e conflitos.
O resultado desses experimentos se transformou em um trabalho simples, direto e profundo fundamentado em um conjunto de leis naturais que regem o equilíbrio dos sistemas e que o próprio Bert chamou de “Ordens do Amor”.
O SISTEMA FAMILIAR
A história de nossa família nos pertence; é uma parte de nós. Estamos a ela vinculados, e todas nossas forças e limitações advêm das histórias que nos antecederam.
Por exemplo, é comum ouvir que “O SUCESSO tem a cara da MÃE”, e é por meio dela que tomamos a FORÇA para manifestar a ABUNDÂNCIA na VIDA; assim como é por meio do PAI que tomamos a CORAGEM para seguir adiante. Por isso, o primeiro passo é concordar com nossos pais tal como eles são. Dizer SIM aos nossos pais, com tudo o que vem deles do jeitinho que É.
Bert Hellinger afirma que mais de 50% dos nossos problemas são de origem sistêmica. Esse trabalho é, então, uma oportunidade de descobrirmos de que forma continuamos emaranhados nos acontecimentos familiares e que papéis assumimos inconscientemente. Somente encontrando o verdadeiro papel que nos cabe dentro da família, podemos nos sentir livres e resgatar nossa vida com dignidade e totalidade.
QUANDO FAZER UMA CONSTELAÇÃO FAMILIAR
A Constelação Familiar pode ajudar em todas as questões de origem sistêmica. Problemas de relacionamento de casal, com filhos, todos os tipos de vícios, problemas emocionais, dificuldades diversas, e até problemas de saúde física podem ser compreendidos, amenizados e muitas vezes solucionados com a ajuda da Constelação Familiar e com a disponibilidade do cliente de realizar mudanças em sua vida prática, a partir das novas informações a que teve acesso na Constelação.
A Constelação, de forma prática e vivencial, possibilita um novo olhar para antigos padrões familiares (conflitos e doenças que se repetem) que de alguma forma impedem o livre fluxo de amor entre os membros de um sistema. Ela abre espaço para uma nova compreensão e cura desses padrões. A solução torna-se possível quando a ordem básica sistêmica é restabelecida, os familiares excluídos voltam a ser respeitados e aceitamos a nossa herança familiar.
COMO A CONSTELAÇÃO ATUA
A partir da questão que o indivíduo traz para ser constelado, surgem movimentos que, ao serem acompanhados, trazem à tona imagens às quais estamos presas inconscientemente. Normalmente essas imagens estão ligadas aos excluídos no sistema, a uma inversão da hierarquia e a um desequilíbrio entre dar e tomar. Ao olharmos para essas imagens, é possível ressignificá-las e chegar-se, assim, a uma solução nova e libertadora, que nos possibilita ir em frente.
Isto ocorre devido ao campo morfogenético – um campo não físico onde estão armazenas todas as memórias e informações relativas a um sistema – que é acessado quando os representantes, despidos de intenções e julgamentos, se entregam ao trabalho.
Esta terapia impressiona por sua ação no nível anímico (que diz respeito à alma), isto é, na cura da alma, e por sua dinâmica extraordinária, em que pessoas “representam” membros familiares, profissões, empresas, imóveis, sintomas e doenças etc.
Atualmente, as constelações familiares, sistêmicas são uma das abordagens que mais mobilizam pessoas em todo o mundo.
FORTALECENDO NOSSAS RAÍZES
Nosso sistema familiar nos fortalece e nos apoia quando conhecemos e acolhemos as leis ou ordens que regem nosso sistema familiar. Ele nos enfraquece quando essas mesmas ordens são desrespeitadas, ainda que inconscientemente, gerando toda sorte de emaranhamentos ou desequilíbrios familiares.
Fazer a sua Constelação Familiar significa reencontrar força e equilíbrio para você e para todo o seu sistema familiar.
Fazer uma Constelação Familiar significa, de um modo simples, encontrar soluções para problemas específicos que você está vivendo, ou mesmo, buscar a origem de uma doença de algum membro da família. Desde questões emocionais a acontecimentos trágicos no seio familiar, as Constelações revelam e buscam soluções práticas e simples, trazendo à tona aquilo que é essencial no momento e que muitas vezes foi esquecido ou renegado.
BERT HELLINGER
Nascido na Alemanha em 1925, Hellinger formou-se em Filosofia, Teologia e Pedagogia. Como sacerdote católico viveu e trabalhou durante 16 anos como missionário na África do Sul, junto à comunidade dos Zulus. Após deixar a ordem religiosa, dedicou-se a uma formação terapêutica diversificada que abrange desde a psicanálise até a terapia familiar, incluindo a terapia primal, a terapia da Gestalt, a análise transacional e a hipnoterapia. Sua contribuição mais original é o seu modelo de Constelações Familiares, baseado numa visão integral e profunda da realidade humana. A partir das Constelações Familiares, ampliou seu método de trabalho para outros sistemas, desenvolvendo as constelações empresariais, organizacionais, educacionais (pedagogia sistêmica). O conjunto de todos os tipos de constelações advindas do modelo criado por Bert passou a ser chamado de Constelações Sistêmicas.
Bert Hellinger é um terapeuta internacionalmente conhecido e trabalhou em diversos países. Seus livros, vários deles retratando workshops centrados em vários temas – relacionamentos, doenças etc. – são best-sellers e impactam aqueles que os lêem.